quarta-feira, 17 de abril de 2013

Opções criativas tornam o café da manhã dos pequenos mais gostoso

pratos coloridos e brincadeiras ajudam a despertar a atenção das crianças


Tem criança que pula da cama faminta e corre para a mesa do café da manhã, mas tem a turminha teimosa que torce o nariz para os cardápios mais elaborados. 

Daí, haja aviãozinho para contornar a situação. Porém, como é a primeira refeição do dia, o café da manhã é essencial para a saúde e crescimento dos pequenos e não pode ser negligenciado. Motivos para isso não faltam. 

Além de fornecer a energia necessária para um dia inteiro de travessuras e estudos, ele equilibra as funções do organismo  e evita problemas como carência de nutrientes e obesidade. 

"O alimento é o combustível do corpo. Quando pulamos esta refeição, ficamos mais cansados e sem disposição. Como o organismo das crianças está em formação, precisa de ainda mais combustível do que o dos adultos, e o café da manhã garante que nutrientes importantes estejam no cardápio", explica a nutricionista do Centro de Pediatria da Unifesp, Giovana Longo. 


Cardápio completo 

A especialista salienta que o café da manhã ideal para uma criança é composto por: 

- Uma fonte de proteína: leite e derivados 

Uma fonte de carboidrato: pães e cereais 

-Um regulador: frutas 

Atitudes que funcionam 
A nutricionista explica que os adultos podem investir em recursos que ajudam a despertar o interesse das crianças pela comida. É essa conscientização na infância que vai gerar adultos com hábitos mais saudáveis e uma melhor qualidade de vida.
1) Culinária colorida
As crianças percebem o mundo pelas sensações. Para elas, as cores, os sons e as formas são superimportantes nesta fase de desenvolvimento, por isso, os alimentos e talheres coloridos são fortes aliados na hora de convencê-las a comer pela manhã: 

"uma salada de frutas no prato de um personagem de desenho animado, uma vitamina de duas cores no copinho em forma de avião ou um sanduíche recheado de cores e aromas funcionam como um chamariz para a comida", explica.  

O café da manhã garante que nutrientes importantes estejam no cardápio
2) Saiba apresentar a comida
Os adultos não devem desistir de incluir nutrientes importantes na alimentação dos filhos, apenas pelo fato de que foram recusados uma vez. 

O segredo é dar cara nova ao alimento. Isso mesmo, disfarçá-los no prato. "Se a criança não gosta de leite, tente misturar cereais ao alimento ou prepare uma vitamina de frutas. Se o problema é com os legumes, coloque-os em uma sanduíche todo decorado. A criança precisa descobrir que comer aquilo é gostoso. Não adianta falar dos benefícios para a saúde de uma maneira adulta, use a criatividade e conquiste o paladar dos pequenos", diz Giovana.

3) Comece bem o dia
Que tal fazer a primeira refeição do dia com toda a família reunida? Com todos em torno da mesa, não há maneira melhor de demonstrar a criança que o café da manhã é importante para todos, além disso, a conversa e a confraternização da ocasião fortalecem os laços de família.

"Para quebrar esta rejeição ao café da manhã, o ideal é que os pais façam dele um momento gostoso, cheio de conversa e confraternização. Se o pai ou a mãe não comem pela manhã, a criança vai entender que esta refeição não é tão importante assim e também não vai querer", explica a especialista.  


4) Criando super-heróis e princesas
Desperte o interesse dos pequenos pelo café da manhã, usando argumentos de forma lúdica. Para os meninos, vale dizer que eles ficarão fortes como o Ben 10 ou o Homen Aranha, pois o ideal de força e masculinidade está presente nos garotos desde a infância e isso os convencerá a comer. 

Já as meninas, são mais sensíveis e precisam estabelecer uma relação de alegria e prazer com a hora do café. "Comparações positivas com princesas e ídolos ajudam a fazer das refeições uma brincadeira saudável", diz Giovana.

5)Inteligência que vai no prato
Uma arma infalível contra a rejeição das crianças em relação ao café da manhã é a inteligência. A competição é uma marca dos pequeninos e no universo infantil, ir mal na escola ou ser menos paparicado pelos professores que os demais colegas é sinal de fraqueza, por isso, a especialista sugere:"explique à criança que sem o café da manhã, ela vai ficar menos disposta e o rendimento na escola pode piorar. Ela não vai querer perder para o coleguinha". 

O que não se deve fazer

-Chantagens: estímulos negativos geram uma relação ambígua entre a criança e a comida, fazendo com que o ela encare o alimento como uma forma de se obter algo material e isso não deve acontecer em hipótese alguma: "a criança não pode ver a comida como um caminho para se chegar ao objeto desejado. Premiações e recompensas não são bem vindos", alerta. 

-Industrializados: opte por oferecer aos pequenos as versões de  industrializados, ricas em vitaminas, fibras e nutrientes que turbinam o café da manhã e dão pique para o dia todo. Deixe de lado aqueles produtos que carregam doses exageradas de açúcar, gordura trans, sódio e que têm elevado teor calórico.


O que a falta do café da manhã pode causar nas crianças?
De acordo com a nutricionista do Centro de Pediatria da Unifesp, pular o café da manhã pode trazer consequências graves para as crianças, como: 

-Obesidade: "como a criança deixa de comer logo pela manhã, ao longo do dia vai tentar compensar a falta de nutrientes em outras refeições. É um mecanismo natural que leva a obesidade", explica.

-Carência de nutrientes: "se a criança não tomar um café da manhã adequado ou deixar de comer neste horário pode também, quando não compensa em outras refeições, ficar anêmica e até desnutrida", diz Giovana. 

-Falta de atenção: os alimentos são essenciais para o aprendizado. Sem eles, a memória e a concentração ficam mais lentas, prejudicando os estudos. 

-Dificuldade de crescimento: crianças que não se alimentam corretamente podem enfrentar problemas para desenvolver a estatura: "os ossos e os demais tecidos não têm combustível suficiente para crescer e acabam estacionando", explica Giovana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário